LAURA FILIZZOLA PACÍFICO ALVES
* 2º bimestre *
“1, 2, feijão com arroz,
3, 4, saladinha no prato ”
Nesse bimestre trabalhamos com o projeto “ 1, 2, feijão com arroz; 3, 4, saladinha no prato” por meio do qual pudemos conversar sobre os alimentos, conhecer suas origens e também falar sobre a importância de uma alimentação saudável.
Começamos falando do tempo das cavernas e de como os homens daquela época faziam para se alimentar. Soubemos que eles comiam frutos e raízes, caçavam, pescavam e que, quando descobriram o fogo, passaram a cozinhar os alimentos. Com base nessas informações brincamos de pescaria, utilizamos pazinhas para dramatizar as plantações e brincamos de pular fogueira. Lembramos que o fogo é muito perigoso e que devemos nos manter longe dele.
Conversamos sobre os alimentos de origem animal e aproveitamos para conhecer melhor os animais cujas carnes utilizamos em nossa alimentação. Ouvimos historinhas, imitamos os sons dos animais e brincamos com fantoches. Laura escolheu o porquinho e mexeu a mãozinha para fazê-lo interagir com os bichinhos dos amigos. Depois, demonstrou interesse em brincar com os outros animais.
Falamos dos alimentos de origem vegetal, aqueles que são plantados na terra. Exploramos os encartes de hortifrutis e supermercados. Utilizamos também a caixa de figura e objetos para trabalharmos a linguagem oral e enriquecer o vocabulário. Manuseamos e nomeamos frutinhas de plástico e também de verdade, percebendo suas formas, texturas, cores e aromas. No momento da atividade de artes, aproveitamos para fazer uma pintura utilizando a cor laranja. Laura observou com atenção as frutas apresentadas. Ao realizar a pintura não necessitou da ajuda da professora.
Exploramos os alimentos industrializados e suas embalagens. Brincamos com caixas de sucrilhos e com embalagens de biscoitos recheados e de salgadinhos, falamos sobre o a
lgodão doce e a gelatina, procurando mostrar que o consumo desse tipo de alimento deve ser moderado, pois eles contém produtos que, se consumidos em excesso, fazem mal à saúde. Nessa oportunidade tivemos a ajuda da Manu para preparar a gelatina, que seria servida na sobremesa do jantar. Foi muito legal ver a mistura da água quente com a fria e a mudança da cor, ao colocar o pozinho da gelatina.
No decorrer do projeto e também durante as refeições, aproveitamos para manipular e experimentar uma variedade de frutas (morango,
uva, goiaba, mamão, maçã), carboidratos (pães, macarrão, arroz, batata), proteínas (carnes, ovos, leites, queijos), procurando observá-los em seus detalhes. Laura adorou a
carambola. Ao explorar o pão, não resistiu e teve que experimentar um pedacinho!
Finalizamos o projeto conversando sobre as delícias de diferentes regiões do nosso país como a feijoada, o pão de queijo, as comidas típicas de festa junina como: paçoca, pé de moleque e milho. Laura ficou curiosa ao explorar a espiga de milho e passou a mão nos grãozinhos várias vezes.
Também conhecemos alimentos surgidos em outros lugares do mundo como o sorvete, que é um doce bem gelado, o macarrão e a pizza. Os amigos do 1° ano prepararam um sorvete de creme e levaram para degustarmos. Estava uma delícia! Laura provou um pouquinho
e adorou!
Quando falamos sobre o macarrão, Laura ajudou os amigos e preparar o almoço do grupo e mexeu a panela com desenvoltura.
Aproveitamos para criar muitas brincadeiras motoras e Laura participou com a maior animação.
Começamos apertando uma almofada redonda como se a massa do macarrão.
Depois utilizamos o rolo para abrir a massa.
Por fim brincamos com o macarrão já pronto e fizemos muita estripulia! Pulamos o macarrão, o fizemos de cavalinhos, enrolamos em torno do corpo e nos divertimos a valer.
Laura adorou a brincadeira e participou com muita disposição.
---------------
---------------
* Observações gerais do 1º semestre - 2010 *:
Laura se adaptou sem dificuldades ao pré-maternal e demonstrou interesse pelas novas atividades, que não faziam parte do planejamento do berçário.
Participou com alegria das atividades propostas durante o projeto.
Movimenta-se livremente, em busca de seus interesses. Sua marcha está a cada dia mais firme e segura.
Na oficina de som e movimento, explorou com prazer os materiais oferecidos e se divertiu com bolas, cordas, caixas, latas, macarrões e bambolês. Participou com prazer de atividades livres e recebeu a orientação da professora para acompanhar as regrinhas das atividades dirigidas.
Na oficina de multimeios, Laura gostou de ouvir histórias com fantoche e de manuseá-los livremente. Também se interessou por explorar acessórios como chapéus, colares, fantasias etc.
Laura está se familiarizando com os materiais das atividades de artes visuais e realizou algumas atividades com a ajuda da professora. Algumas vezes estranhou o contato das mãos com tintas e colas.
Nas conversas na rodinha e através de músicas e de jogos cantados, temos buscado estimular o desenvolvimento da linguagem. Laura interage com os amigos e professores usando sons inespecíficos, porém intencionais.
Laura mantém bom relacionamento com grupo e com as professoras. Em situações de conflito, grita com o amigo para fazer valer a sua vontade e não cede aos desejos do outro com facilidade. Quando contrariada, chora e recebe a ajuda da professora para ajudá-la a resolver o impasse.
Alimenta-se bem e com a ajuda do adulto. Já come algumas frutas em pequenos pedaços e utiliza o copinho sem dificuldade.
Laura adormece no colchonete, em companhia da professora.
Nos momentos de atividade livre, Laura gosta de brincar no escorrega, nos cavalinhos de balanço e com panelinhas.
Laura apresentou desenvolvimento adequado e compatível com sua faixa etária. Na maior parte das vezes, chega tranquila à escola e assim permanece após a saída dos responsáveis. Observamos que após se ausentar da escola por algum período, Laura demonstra maior dificuldade de se separar dos responsáveis ao chegar na escola, porém, passado esse momento, se acalma rapidamente e se integra ao grupo sem dificuldades.
Durante sua permanência na escola Laura demonstra alegria e disponibilidade para o contato com crianças e adultos.
*Imagens e texto reproduzidos integralmente do relatório da creche da Laura*