terça-feira, 13 de janeiro de 2009

Férias com Laura na barriga

Para passar as últimas férias sem filha no mundo, Fred Pai e eu decidimos viajar para Floripa com a tia Paty e o tio Dante. Lá encontramos também a tia Elaine e o tio Sandro. Ficamos felizes em escolher esse lugar, que é lindo, mágico, ótimo astral e que amamos. Foi a segunda vez em dois anos que Fred Pai e eu passamos nossas férias lá.
O dr. Orlando, meu obstetra, não gostou muito não da nossa idéia de viajarmos tão longe. Mas eu insisti muito, afinal, seriam as últimas férias com sossego, sem criança, curtindo meu amor e também meus queridos amigos que não via há muito. Achei que fosse ser como sempre, praia o dia todo, almoços longos, saídas à noite...
Mas a verdade foi que, embora Laura ainda não tenha nascido, ela já existe.. e já manifesta suas vontades.. deixando Mãe Lu completamente desesperada de vez em quando.
Acho que o mais desesperador de tudo para mim foram as longas horas na praia sem comida à vista. Costumávamos chegar às 10h e ir embora depois das 18h. Como ficamos no Campeche, ao sul da ilha, as praias não tinham muita infra-estrutura não. Por isso, comida que é bom, não foi fácil achar não. Resultado: horas e horas a fio sem comer. Tomava bastante água, pra hidratar e passar a fome. Às vezes uma ou outra coisinha, mas a verdade é que fome de grávida é uma fome de leão, daquelas que têm que ser saciadas naquele momento, senão a gente vai perdendo a noção da racionalidade.
A maior parte das vezes que eu chegava no limite entre a racionalidade e a loucura e conseguia comer meu almoço-janta sem grandes atropelos. No entanto, outras vezes, perdi a noção do mundo e fiquei tão desesperada de fome que cheguei a chorar! A primeira vez que perdi a razão foi quando “almojantamos” no restaurante Pequeno Príncipe, perto da pousada onde ficamos. Já eram nove da noite e eu ainda nem tinha almoçado. Imaginem que fome eu não estava! E a Laurita então! Não parava de me chutar pedindo comida dentro da minha barriga. Probrezinha. Chegamos lá e os garçons demoraram tanto pra nos atender que as minhas primeiras lágrimas caíram. Depois, tinha uma música alta na TV de uma dupla sertaneja qualquer que estava realmente me tirando do sério. Pedi pra moça do restaurante abaixar a música mais de três vezes. Tive que ser contida por Fred Pai para não baixar eu mesma!
Mas o pior estava por vir! Pedi peixe ao molho de camarão, arroz, feijão e salada. O peixe e o feijão estavam tão salgados que não consegui comer. Resultado: depois de tanta espera fui dormir apenas com arroz e salada na barriga. Ainda bem que tinha picolé de chocolate pra eu tomar e deixar tanto a Laura quando a mãe dela menos tristinhas! Aliás, pra falar a verdade, abusei das sobremesas nesses dias... Depois da refeição fazia questão de um sorvetinho, pelo menos. Afinal, merecia uma compensação depois de tantas horas de fome!
Outro episódio que chorei copiosamente foi na noite de Ano Novo. Durante o dia comi apenas um sanduíche natural e já eram dez da noite quando chegamos ao bar da Neide, onde passaríamos o Réveillon. A Neide é uma das pessoas mais enroladas que já conhecemos! Ficou no faz-não-faz a festa... que, no fim, fez. Mas quando eram dez da noite e chegamos e vimos que as mesas não estavam arrumadas ainda e eu morrendo de fome, entrei no bar e sai com lágrimas nos olhos. Fred Pai que não é bobo nem nada, me viu começando a ter uma crise de loucuras por fome e saiu correndo comigo para uma lanchonete que tinha a alguns quarteirões do bar da Neide. Cheguei lá, comi meio sanduíche de frango, melhorei e voltei para a festa. Daí sim, agüentei com paciência que a ceia fosse servida a hora que achassem melhor. Curti a companhia dos amigos e fiquei feliz com a entrada de 2009, um ano tão especial na minha vida e na de Fred Pai.
Outra grande diferença que senti grávida foi o cansaço. Até parece que consegui sair à noite como queria. Bem que vontade eu tinha. Floripa estava fervendo e cheia de coisas legais pra fazer. Mas depois de horas no sol, andando na praia e com tantas horas sem comer, quando chegava na pousada só queria saber de banho, cama e ar condicionado! Marquei um monte de vezes saídas com Fred Pai, Paty, Dante, Elaine e Sandro e dei balão em quase todas! Realmente, já não sou mais a mesma, mesmo!

Resultado das férias

Durante as férias, de um dia para o outro, assim, sem avisar, minha barriga simplesmente dobrou de tamanho! Amei! Finalmente! Laurita, que já era espoleta, agora então, dá cada chute enorme que para sentir não precisa nem colocar a mão na minha barriga. Basta olhar mesmo. Uma das noites em Florianópolis fui acordada pela Laura. Imagine! Ela chutava tão forte dentro de mim que me acordou! O que será que a Laurita estava querendo no meio da madrugada? Acho que carinho, porque só foi eu passar as minhas mãos na barriga e cantar um Nana Nenê que ela se acalmou e ambas dormimos muito bem o restante da noite! Ainda bem!
Quando cheguei ao Rio, depois de dez dias em Floripa e mais quatro na casa da vó Cristina e do vô Filizzola em Campinas, fui ver o doutor Orlando. Levei a ultra da Laura, que foi a morfológica, um exame que mede todos os órgãos do bebê pra ver se ele está crescendo direitinho. Doutor Orlando ficou espantado com o tamanho da Laura. – Que bebê grandão! Que cabeção!, disse ele. Pudera! A Laura só pode ser grandona mesmo, sendo filha do Pai Fred e da Mãe Lu! Não quero nem imaginar como será para ela sair de mim... mas esse capítulo será a parte!
Sai do doutor Orlando arrasada! Graças a todas aquelas sobremesas que comi durante as férias, consegui a proeza de engordar quatro quilos e meio durante o mês de dezembro!! Estou no início do sétimo mês e já engordei 8,5 kg! Fiquei preocupada! Na verdade, arrasada! Queria ter engordado apenas 9 kg na gravidez toda! Não paro de pensar em mim depois que a Laura nascer. Será que vou ser uma mãe gordinha? Não quero!!! Preciso me controlar! Sai do consultório e fui com Fred Pai ao supermercado. Nada de sorvete ou chocolate! Só frutas e verduras! Veremos! Pelo menos eu tive a desculpa de ter tido férias e fim de ano... Veremos como será daqui pra frente!

4 comentários:

Tia Aninha disse...

Pançudona! s2

Pereira disse...

Lú,

Vc não existe!
A Laura vai te colocar no eixo. Grávida tem que ter sempre por perto maçã, pera,sanduba natural, suco de caixinha, etc, etc. Você não tem escutado sua sogrita, não foi por falta de aviso, que passou fome, acho que aprendeu. Uma lancheira quebra o maior galho.
Bjs e + bjs.
Te amo.
Dalva

Unknown disse...

Que mae mais linda você é, Lu! Ai, to numa poça de lágrima aqui desse lado das montanhas. Sortuda a Laurita! Que eu só vou conhecer quando estiver engatinhando e fazendo muita zona pela casa! Muita luz para vocês três!!!!!!!!!!! Beijos, beijos, beijos, isa

Unknown disse...

Lu,como que vc não levou uns lanchinhos pra praia??? Não esquenta muito com o peso não,te garanto que depois que a Laura nascer vc já vai estar em forma ainda mais que vc e consciente sobre o assunto. Aproveita agora enquanto pode. Beijos pra todos,posta fotos! Piu