segunda-feira, 31 de agosto de 2009

É mais fácil na teoria...

Quando estava grávida e comecei a ler sobre bebês e como educá-los, achei que conseguiria tirar de letra essa nova tarefa da minha vida... Afinal, era só dar amor, carinho, mamá e disciplinar a minha pequena. Li que os bebês não podem ser o centro da casa, que tem que entender que todos têm o seu espaço e que nada de bebê nanar no quarto dos pais e muito menos na cama. Ficar no colo o dia todo, nem pensar! Além disso, eu planejava sair de casa com Fred Pai pelo menos uma vez por semana.. pra jantar fora, namorar e voltar a ser a Lu e não somente Mãe Lu.
Pois bem... o tempo passou, a Laura nasceu e as coisas não funcionaram como na teoria. Para começar desde que minha pequena surgiu no mundo que não consigo deixá-la dormir no seu quarto... ela dorme no moisés, ao lado da minha cama, quando não dorme comigo e com Fred, no meio da camona. Sei que agora com cinco meses, minha pequena pode sim ir ao quarto dela, finalmente. Mas a verdade é que mesmo de dia, tirando uma sonequinha, ela dorme no carrinho, pertinho de mim ou da Tere... nada de ficar sozinha... Além disso, tem o lance do conforto também. Laurita acorda umas três vezes na noite para mamar... como está do meu ladinho no moisés, nem preciso levantar para pegá-la... eu a coloco do meu ladinho na camona, deitadinha mesmo, e ela mama, enquanto eu.. bem, pelo menos, fecho os olhos... morrendo de sono! Pensar em deixá-la no quarto dela quer dizer que terei que levantar da cama, ir até lá... enfim... será muito mais difícil a minha já turbulenta madrugada.
Li esses dias que poderia tirar o mamá dela da madrugada. Simples: só deixá-la chorando, esgoelando, até dormir de cansada. Isso duraria umas quatro noites... depois ela se conformaria e dormiria a noite toda.
Bom... tenho pensado em fazer isso. Mas a verdade, verdadeira é que não tenho coragem... Só de pensar que ela chorará até cansar... se sentirá magoada... não entenderá nada... - Onde está minha mamãe? Cadê o peitão?? Fico arrasada... Sinceramente, sei que essa pode ser uma boa idéia... mas não tenho culhões ainda.
O pior é que fico pensando.... será que isso quer dizer que não conseguirei disciplinar minha filha? Não conseguirei dizer não? Não posso fazer isso. Para o bem da minha pequena preciso educá-la.. para que seja uma pessoa legal, que respeite os outros, a natureza e tudo o mais. Acho que a primeira coisa então é dar limites... Mas será que já é hora? Será que não dá pra dar limites sem fazê-la chorar a noite toda... ainda tão pequenina? Ou será que já é hora? Amar é também deixar o seu filho sofrer, nem que seja por apenas quatro noites? Não sei. Estou realmente confusa... Por enquanto, estou apenas pensando... acho que preciso ler mais a respeito... conversar mais com a pediatra, com Fred Pai... Eu sei de uma coisa... é muito mais difícil na prática...

4 comentários:

Pereira disse...

Amores,
Que cartilha dificil de escrever!
Com amor no coração, vocês chegam lá. Paciência!
Bjs, bjs
Dalva

Unknown disse...

Sabe, Lú... Cada bebê é de um jeito, e os pais também, são cada um do seu jeito. Parece mentira, mas eu hoje nem me lembro direito de quando a Lígia acordava à noite ou dependia tanto de mim pra tudo... O que eu sei é que a cada dia que passa ser mãe traz novos desafios e muitas descobertas maravilhosas. Boa sorte pra você, e curta o momento, sempre.

Beijos no coração

Paula.Filizzola disse...

mas n faz isso msm com ela, tadinha! tah mtooo pequenininha!

Carol disse...

Oi Lú!
Eu sou amiga do Fred e da Lú em Vitória (fui inclusive no seu chá de fralda na casa de Dalva). Quando te vi eu estava com uns 3 ou 4 meses. Hoje eu tenho uma menininha de quase 4 meses em casa e muitas vezes me vi pensando nas coisas que você disse. Também tenho muitas dúvidas, mas uma coisa eu aprendi: precisamos de paciência, será melhor para elas e para nós. Muitas vezes quis que as minhas expectativas fossem satisfeitas, como dormir a noite inteira, ou acordar apenas uma vez. Mas com um pouco de calma fui percebendo que os bebês aprendem muita coisa, mas que precisamos respeitar o tempo deles. Claro que também nos pegamos pensando se conseguiremos dar uma boa criação a Elis, mas ultimamente o máximo que conseguimos é, em meio aos abraços e beijos, falar um pouquinho mais grosso quando achamos que mocinha está de manha. Bom, espero que a pequena Laura traga grandes felicidades a família!!! Parabéns pelo blog e boa sorte para nós!