segunda-feira, 27 de abril de 2009

Adeus, tio Thiago!

Minha querida filha,

Escrevo esta carta para te dar uma triste notícia. Apenas 15 dias depois do seu nascimento, nossa família teve que enfrentar o mais doloroso fato de todos que nos deparamos na vida: a morte de seu tio Thiago, o irmão da mamãe.
O tio Thiago morreu no dia 17 de abril, de acidente de moto. Ele tinha apenas 31 anos e foi embora, assim, abruptamente, deixando todos nós muito tristes. Suas priminhas, a Letícia, a Gabriela e a Thaís perderam o seu papai com apenas dois aninhos de idade. Infelizmente, quando ficarem grandes não vão se lembrar como seu pai era carinhoso, dedicado e amoroso. Mas com certeza o vovô Filizzola, a vovó Cristina, Mãe Lu, Fred Pai e tia Aninha vão contar em detalhes pra elas tudo o que quiserem saber de seu pai.
Sabe filha, quando nos deparamos com uma morte assim, tão prematura, por mais que queiramos entender e explicar as razões pelas quais Deus nos prega essa peça, a verdade é que não é fácil. Todos esses dias depois da morte do tio Thiago fecho os olhos e lembro de sua juventude, de seu sorriso, de sua intensidade e ainda está difícil de aceitar. Pelo menos, desde pequenininho tio Thiago foi intenso. Ele não tinha meio termo. Quando ficava bravo, era bravo mesmo, feliz, era muito feliz, triste também, muito triste. Como vovó Cristina sempre dizia, tio Thiago não tinha medida. Se queria algo, ia lá e pegava pra ele. Era um exagerado. Até no tamanho! Alto, gordo, voz forte... Viveu intensamente. O sonho dele era ser pai. Mas como eu mencionei, tio Thiago era tão exagerado que foi logo pai de três menininhas ao mesmo tempo! A cara dele esse grande acontecimento!
Desde criança tio Thiago era um inconformado com injustiças. Defendia sempre o mais fraco. Quantas vezes lá no parquinho da escola eu pegava ele batendo em algum menino que tinha sido mau com um coleguinha mais fraco. Vovó Cristina sempre era chamada nas reuniões de escola sobre esse problema. Mas palhaço como ele era, mesmo com todos os rolos que fazia na escola, os professores o adoravam.
Desde a notícia de sua morte, pensei muito sobre a vida do meu irmão. Ele era intenso demais, inconformado e ansioso. Era como um beija-flor que quando entra na sala da casa da gente pela janela, se desespera, luta para sair se debatendo pelas paredes, sem encontrar o caminho pelo qual chegou e depois de várias debatidas contra a parede, se machuca e morre. Acho que foi essa a vida de tio Thiago. Pelo menos, depois de tanto se debater, ele está descansando agora.

Laurita na casa dos avós


Ainda bem, minha filha, que você já estava entre nós quando seu tio se foi. Somente a sua presença na primeira semana de morte de tio Thiago na casa de seus avós já acalentou o triste coração de vovó Cristina e vovô Filizzola.
Se como irmã já fiquei triste demais, eu fico aqui imaginando a dor que seus avós devem estar sentindo. Quando olho para o seu rostinho lindo, bochechinhas gordas, sua delicadeza, sua vulnerabilidade, me dói a alma só de pensar em te perder. Pois meus pais perderam o filho deles e acho que não deve ter dor maior que essa.
Mesmo assim, com a sua presença, em meio a tanta dor, você fez vovô Filizzola e vovó Cristina sorrirem e se iluminarem. Que bem você fez à nossa família, minha querida filha. Só com a sua presença. Obrigada! Isso foi muito importante pra todos nós. Afinal, nos fez lembrar que apesar da tristeza da morte, nos deparamos também com a felicidade e a celebração da vida.
Laurita, agora temos as suas priminhas, como diz o vô Filizzola, as Thiaguinhas, aqui com a gente. Vamos tê-las sempre perto e fazê-las sentirem-se muito amadas, como o são. Assim, tio Thiago poderá descansar em paz onde quer que ele esteja... Adeus tio Thiago! Sentiremos muito a sua falta por aqui!

“A vida é cheia de idas e vindas.
De partidas e chegadas.
O que para uns é a partida,
Para outros é a chegada.”

4 comentários:

Unknown disse...

Lu, muita força pra vc e sua família numa hora tão difícil quanto essa. Sei que palavras são em vão mas o tempo há de amenizar as feridas. Muita luz pra suas sobrinhas!!! Que seu irmão descanse em paz. Beijos, tia Piu

rodrigojj disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
rodrigojj disse...

Por favor!!! me deem noticias sobre o thiago sou de Limeria apesar de fazer quase 1 ano fiquei sabendo agora fiquei muito triste e chateado; 12 anos de amizade fizemos varias viagens juntos.meu email : rjjeronymo@uol.com.br meu cel. 92436515. Meus sentimentos. Thiagão descanse em paz.... Rodrigo Jeronymo

Unknown disse...

Lu, em seu nome estenda nossos sentimentos a toda sua família, em especial a seus pais.
Somos uma familia da cidade de Limeira. Conhecemos o Thiago aqui em Limeira através de sua ex-namorada há mais ou menos 12 anos atrás. Esta amizade cresceu tanto, que em 1999, foi nosso padrinho de casamento.
Era de praxe, nas tardes de domingo, aparecer em nossa casa para tormarmos um café, ou até uma cerveja...., isto depois do casamento, pois antes, viajamos bastante, aos finais de semana era nos barzinhos, ou numa boate. E para variar, sempre o Thiagão arrumava uma confusão (pequena), as vezes pela porção pequena, ou o má atendimento do garçom, mas era muito engraçado, ele nos divertia muito, com sua maneira autentica e de postura firme, político e cobrador de seus direitos. Adorava ajudar aqueles que realmente precisavam....
Ehhh, nosso amigo fez parte de nossa história nesta vida, e hoje, quase um ano após sua partida, ficamos sabendo do ocorrido. Muito tristes e as vezes até com sentimento de culpa, por as vezes dar desculpas de que nada dá tempo, a vida é corrida, o telefone celular estava desligado e a gente diz...ahhh depois eu ligo, deixo recado para ele ligar...e assim o tempo passou. Um dia ele esteve aqui em Limeira, fizemos um churrasco, foi quando ele trouxe sua esposa para nos conhecer, outra vez, quando comprou sua moto, no final de 2007, passou por aqui e até mostrou as fotos das filhinhas que carregava na carteira (Este dia ele teve contato apenas com meu cunhado Rodrigo).
Enfim, gostaríamos de um contato, queriamos ver suas filhas, estender nossas mãos e tentar retribuir pelo menos um pouco do que o nosso querido Thiago foi para nós.

Um abraço a todos.

Nosso e-mail: upcarvalho@terra.com.br

Ulisses e Andréia Carvalho