terça-feira, 9 de dezembro de 2008

Monotemática

Não sei se sou eu que estou monotemática ou se é a minha barriga que deixa as pessoas assim. Mas a verdade é que tenho a impressão de que não falo de outra coisa com o mundo externo que não seja sobre a minha gravidez e a pequena Laura. Não estou reclamando não. Na verdade, se me derem corda posso falar o dia inteiro das minhas aventuras de marinheira de primeira viagem. Aliás, comecei a escrever este blog exatamente para extrapolar tudo isso, já que não quero ser aquela amiga que as demais, solteiras, ou ainda sem filhos, dizem: - Não estou mais agüentando a Lu. Ela só fala de fraldas e bebês! Ai ai ai! Será que isso é inevitável?
Se for julgar pela minha literatura atual, acho que é verdade sim! Já li todos os sete livros sobre gravidez e bebês que estão na minha cabeceira. De noite, antes de dormir, pego um deles com a esperança de que alguma página não tenha sido debulhada por mim. Vã esperança! Estou começando a ler mais que uma vez os mesmos assuntos! Ainda bem que semana passada ganhei um livro da tia Rose sobre maternidade. Ela disse que o livro era a minha cara. E acho que acertou em cheio mesmo! Estou adorando... afinal, o tema é esse: ser mãe.
Mas fico um pouco insegura mesmo. Domingo teve almoço aqui em casa. Catei a tia Lalá, a tia Aninha e a tia Flavinha para verem todas as roupinhas de Laura. Além disso, ainda mostrei todas as revistas com idéias de quartinhos para elas! Depois que elas se foram, eu fiquei pensando se não exagerei e fui logo perguntando para Fred Pai: - Meu amor, será que estou monotemática? Será que não é chato eu ficar falando só disso com as meninas? Ele respondeu: - Mas Lu, todos falam disso com você. Fica tranqüila, meninas gostam desse papo. Espero que ele tenha razão!

De cabeça para baixo

No dia seguinte, pela manhã, fui a mais uma consulta de rotina com o meu obstetra, o dr. Orlando. Depois de duas horas esperando, Fred Pai e eu entramos no consultório. Sempre que vou lá levo uma listinha de perguntas para ele. Não quero esquecer e depois ficar ligando. Por isso, tomo esse cuidado. Na minha listinha estavam viagens. Primeiro queria um atestado dele dizendo às companhias aéreas que posso viajar de avião. Semana passada, quando fui a São Paulo, já me pediram um e eu não tinha. Depois queria saber se tudo bem que eu fosse de ônibus leito para Campinas, visitar minha família. Ao escutar todos os meus planos de viagem, dr. Orlando foi me dizendo: - Menina! Quando é que você vai se acalmar? A gestação é a preparação para ser mãe. Quando a Laura nascer você não vai ficar indo de lá pra cá. Por isso, já vá se acostumando desde agora. Lu, a vida vai mudar muito. Tudo vai mudar. Inclusive os seus amigos. Quem não tem filhos não terá paciência. Você vai se relacionar com amigos com filhos depois do nascimento de Laura.
Confesso que não gostei de escutar isso do dr. Orlando não. Sei que minha vida vai mudar sim. Sei que as minhas prioridades serão outras. Na verdade, já sei. Sei que o Maravilhoso Mundo de Laura está chegando e que o mais importante para mim agora será a minha pequena filhota. Mas fiquei triste em pensar que não compartilharei minha pequena com meus amigos. Será que vai ser assim mesmo? Queria tanto que a Laura conhecesse as minhas amigas, as titias postiças, que gostasse delas e que elas também curtissem Laurita.
Talvez dr. Orlando tenha razão. Talvez não. Veremos. Acho que vai depender também de como Fred Pai e eu criaremos a Laura. Que será com amor e carinho, nós não temos dúvidas. Mas também teremos que ensiná-la a ser gentil com as pessoas, educada, esperar a sua vez e todas as boas maneiras que uma criança pode aprender. Afinal, ninguém é obrigado a ficar agüentando filho chato dos outros. Mas espero que Fred Pai e eu façamos um bom trabalho. Mas o resultado deste trabalho só o futuro mesmo pra contar pra gente.

6 comentários:

Pereira disse...

Lú,

O papo é sempre sobre a LAURA, pois a LAURA é o assunto do momento para vocês papais, vovós , vovôs, titias, titios e amigos.
Vamos curtir a chegada da Laura, falanda sobre ELA sempre.
Bjs,
Dalva

Anita em Baires disse...

Oi amiga linda, eu tb ando meio monotemática, já percebi :) Apesar de ainda ser só futura ou nova titia - já que tenho tantas amigas grávidas ou recém-mães - pra quem ainda não será mamãe, pelo menos por agora, tenho falado e observado bastante o tema (prova disso é que sempre venho aqui conferir as novidades!). Eu agora fico de olho em lojas de bebês, coisinhas de criança, por todo lado que vou. Foi assim ontem, qd fui comprar presente de amigo oculto, não podia ver modelitos pequititos que ficava doida!!
Não se preocupe também com os programas. Claro que algumas festas e viagens terão que ser adiadas por um tempinho, mas os amigos estarão sempre por perto, e babando na Laurita. Aliás, se papai Fred continuar com esses dotes culinários, serão muitos os domingos sem fim, vendo também coisinhas de Laurinha :)
Bjks, tia Aninha

Project Better-Better-Better disse...

Minha linda
seu blog - aliás, o blog da Laurinha - é uma alegria para mim!
Poder acompanhar com tantos detalhes a sua gravidez me faz sentir mais perto, mais feliz e mais certa de que eu também quero ser mãe.
Falamos sobre isso tantas vezes, não é?
Queria te encontrar para dar abraços e beijinhos e carinhos sem ter fim, mas de onde estou mando muito amor e energia positiva!
Você está linda nas fotos!
Um super beijo pro Fred Pai!
A fase de ficar entalado vai passar logo, logo...a Laurinha vai dar um jeito nisso...hehehe
loves
Moninha

Unknown disse...

Luciana, ninguém te acha monotemática...!!! Eu senti que vc pensou nisso naquele almoço, rs! Mas grávida é assim mesmo, e tem todo o direito de ser: vc está vivendo uma das fases mais especiais (se não A mais especial) da sua vida... daqui uns meses, não é só a Laura que vai nascer, mas a Luciana mãe também. E vc está se preparando para este momento único! Curta muito esta fase, depois vai ver que passou rápido demais...
beijo

Rose

Luciana Roberty disse...

Ei Lú, não pense nunca que vc está chata e mototemática. Temos sim que falar só da LAURITA, ela é o assunto do ano querida. Já amamos ela na sua barriga e quero sempre saber o que está acontecendo, como vcs estão e como é esse grande acontecimento na vida de vcs, afinal um dia vai ser a minha vez e já vou estar sabendo de muitas coisas que ainda não sei.
Viva LAURITA!!!!!

Lilibeth Cardozo Roballo Ferreira disse...

Oi Lu querida,
Você acabou de sair daqui, na nossa noite agradável de sexta-feira e já venho correndo ver seu "blog da Laura". Adorei ler e partilhar suas preocupações sobre estar monotemática, sobre o futuro como mamãe, o Fred papai, a casa, a vida. Tudo vai começar novo.A vida se inicia a caa instante que vamos vivendo! Nasce uma nova pessoa, um novo pai, uma nova mãe, uma nova familia ... Vocês dois estão irradiando felicidade e alegria. Sei que as dúvidas e incertezas sobreo desconhecido nos causam ansiedades, mas vc está cercada de todas as medidas de segurança e conforto para ter um ótimo parto, uma filha saudável e muitas felicidades com essa pessoinha que preparam para o mundo. Estarei sempre aqui para ser amiga e companheira. Adoro vocês!
Beijos
Lili