terça-feira, 25 de novembro de 2008

A escolha do nome

A verdade é que quando descobrimos o sexo do bebê não tínhamos um nome definido para menina. Só para menino. Explico: a minha vontade era tanta de que fosse uma menininha, sonhava tanto com isso, mas tanto, mas tanto... que tive medo de que, se fosse um menino, minha decepção fosse grande demais. Então desde o primeiro minuto que soube da existência do bebê pensei: - Vai ser um menino! E deixei guardadinha, quietinha, escondidinha aquela minha vontade imensa de que fosse uma menina.
Quando alguém vinha me dizendo que achava que era menina, me ascendendo lá dentro aquela pontinha de esperança, eu repetia como um mantra: - É menino, eu sei!
Com os meus botões imaginava como seria ser mãe de um menino. Comecei a olhar os meninos com maior atenção, perceber como eles agem e vi que não seria mal ser mãe de menino não. Na verdade, eu ficaria feliz. Já estava em paz com a idéia e com o meu coração.
Embora, para Fred Pai eu tivesse dito: - Meu amor. Eu quero só um filho. Mas se for menino, vou tentar outro, porque sonho muito com uma menininha.
Aliás, sonhava literalmente mesmo. Três vezes sonhei com o bebê que estava no meu ventre. Em todas elas o meu nenê era uma menininha. O primeiro dos sonhos lembro tão nitidamente que, ainda hoje, quando fecho os meus olhos, eu vejo aquele rostinho. Será que ela vai ser como a bebê que vi no sonho? Se for, ela será a cara da minha irmã mais nova, a tia Ana Paula, quando era pequena. Moreninha, com perninha gorda, cabeluda, sorridente, linda, linda, linda! Apaixonante! Acho que em abril descobriremos. Até lá, só em sonho e imaginação mesmo.
Mas voltando aos nomes, com a idéia na cabeça de que seria um menino, Fred Pai e eu já havíamos decidido o nome: Miguel. E deixamos de lado o de menina. Tínhamos até alguns nomes que gostávamos, mas nada decidido ainda. Até que veio a grande surpresa: seria uma menina.
E agora? Madalena? Cecília? Clarisse? Maria Luiza? Janaína? Larissa? Laura? Eu queria Madalena ou Maria Luiza. Madalena porque era o nome da minha vó. Eu sempre amei muito a minha querida vovó, que já se foi. Queria homenageá-la. Maria Luiza por causa do Tom Jobim. Mas quando o tio Marquinhos e a tia Karina esperavam a Luiza, eu sugeri o nome dela, que foi aceito. Então não valia mais! Fred queria Janaína e Madalena. Os outros nomes gostávamos. Mas havia muita indecisão. Primeiro porque Madalena não foi muito bem aceito na família. A vó Cristina, filha da bisa Madalena, não gostou da idéia de ter uma neta com o mesmo nome de sua mãe. Além disso, havia o medo de que na escola as crianças a chamassem de Madalena Arrependida (expressão paulista, acho...).
Daí um dia Fred Pai me ligou de lá do Centro Cultural Banco do Brasil. Ele tinha ido com a vovó Dalva a uma exposição sobre a obra de Clarisse Lispector e viu entre os diversos livros infantis escritos por ela, uma personagem chamada Laura. Gostou do nome e me ligou sugerindo. Eu achei o nome sonoro. Significa cheia de louros, ou seja, vitoriosa. Em seguida, lembramos da tia Larissa, ou melhor, tia Lalá, também conhecida como Lady Laura. A idéia de termos uma Lady Laura Segunda nos agradou muito. Ficamos algumas semanas com isso na cabeça e Laura foi ganhando forma, ganhando significado, ganhando beleza e de repente ganhou o nosso coração, com o nome de nossa filhinha. Esperamos que Laura seja forte, simples, bonita, feliz, doce e majestosa como o seu nome.

3 comentários:

Unknown disse...

amores de naná,
Laura é um lindo nome, tenho uma afilhada com ele e ela é um doce!!
eu como boa canceriana, decidi não ler o blog da Laurita no horário de trabalho, meu chefe acaba de chegar e me pegar com os olhos cheinhos de água!!
é isso, amo vcs, até quando me fazem chorar, seus coisas!!
rsrs

Pereira disse...

Parabens,

Vocês acertaram na mosca.
Vovô Agnaldo e vovó Dalva torciam em silêncio pela LAURA.
Como não tivemos filha e sim filhos, estamos muito felizes pelo presente que vocês estão lapidando.
Torcemos muito pala felicidade de vocês e que os tropeços da vida, não interfiram na formação da linda familia que estão construindo.
Amamos vocês.

Unknown disse...

Minha querida, amei o nome! Lindo! Acompanhei um pouco desse processo e fico feliz de conhecer um pouco mais e também pela escolha de vocês. Sei que esse momento que vocês estão passando será inesquecível e transformador, portanto, aproveite mesmo. Achei ótima essa idéia do blog e dou a maior força. Imagina! A Laurinha vai adorar quando puder começar a ler... Que boas memórias, é bom mesmo registrar (e também colocar para fora, né?). Fiquei arrepiada com algumas passagens, muito bem escritas sim, mas muito mais pela verdade dos sentimentos e emoções que transmitem.

Só posso desejar que você continue com o blog e vamos aguardar com muita alegria e expectativa a chegada da nossa já muito querida Laura, filha de Lu e Fred (que energia!!!). Desejo para essa linda família muito amor, saúde e paz, cada vez mais...

um grande beijo
com todo carinho
Moniquinha