quarta-feira, 26 de novembro de 2008

Fome demais e medo de ficar gorda

Uma das primeiras frases que disse ao saber que estava grávida foi: - Fred! Vou ficar gorda! E agora? Realmente não foi uma grande frase, cheia de amor, carinho e instinto maternal. Pelo contrário. Foi egoísta e vazia, como o próprio Fred Pai me disse rebatendo minha exclamação. Tudo bem. Eu reconheço. Foi uma observação não necessária. No entanto, ela reflete uma preocupação minha de quase 15 anos. Explico: fui uma criança gordinha e uma adolescente obesa. Já pesei 90 quilos! Emagreci aos 19 anos e desde então vivo de dieta, para não engordar mais. Por isso o meu desespero naquele momento!
Mas mal sabia eu que o medo de ficar gorda era só o começo de uma longa trajetória que ainda nem teve fim! Mesmo enjoando e vomitando todas as manhãs, a fome é uma companheira inseparável minha. Desde que Laurita foi concebida, parece que tenho um rombo no estômago, um buraco vazio que tento, tento, tento preencher e só sinto que não cabe mais nada quando a azia toma conta de mim!
É algo assim: acordo de manhã morrendo de fome, tomo café da manhã, vomito. Duas horas depois, morro de fome de novo. Como. Tenho azia. Uma hora depois quero almoçar. Como. Quero sobremesa, normalmente chocolate. Não posso. Me contento com uma fruta ou com um picolé de limão. Tenho azia. Lá pelas quatro da tarde morro de fome. Como. Tenho azia. Às seis preciso muito comer. Como, mas não o suficiente. Às oito janto. Tenho azia. Às onze morro de fome. Tomo leite. Tenho azia e vou dormir.
Mas o pior mesmo nem são essas as sensações, que acabei me acostumando. Os meus maiores inimigos são em ordem crescente: 1) a balança; 2) o espelho e 3) as fotografias! Estes sim me deixam maluca! Meu primeiro contato com a balança assim que soube de minha gravidez começou mal. Ao me pesar no médico, constatei que apenas 15 dias depois de saber que estava grávida, já tinha engordado dois quilos. Foi um choque! Fiquei triste, chateada. Chorei para o médico, que me encaminhou para uma nutricionista. Lá, ela me passou uma dieta. Tento fazê-la diariamente, mas às vezes confesso que dou uma escapulidinha. Nenhuma grávida é de ferro! Tenho aprendido isso nesses últimos tempos!
Todas as minhas amigas tentam me animar. Dizem que estou uma grávida linda e que não engordei nada além da barriga. Ouço isso sabendo que dizem com amor. Mas a verdade é que o meu espelho de casa e as fotos que Fred faz de mim são cruéis. Minhas coxas aumentaram, meus seios triplicaram, meu rosto está uma bolinha só! Estou mesmo mais rechonchuda! E isso é normal mesmo! O difícil é se acostumar.
Mês passado fui à minha consulta rotineira no obstetra e constatei que engordei um quilo e meio! Ele ficou bravo! – Não pode Luciana! Você não deveria ter engordado nada ainda! Só depois do sexto mês que tem direito a engordar tudo isso em um mês! Fiquei arrasada! Me senti uma ursa panda! Fofinha, bonitinha e muito gordinha! Cortei o açúcar, reduzi o arroz, não comi pão. Fui à nutricionista e emagreci um quilo! – Eba! Que nada! Não tive direito a comemoração. Levei uma bronca dela: - Luciana! Você não pode emagrecer minha filha! Isso faz mal para a bebê! O certo é engordar 700 gramas! Você perdeu um quilo! Sua nenê precisa crescer dentro de você! Mais uma vez me senti arrasada! Como assim? Estou fazendo mal a minha bebê? E agora?
Agora que estou tentando relaxar um pouco. Vou comer alimentos saudáveis na sua maioria. Embora de vez em quando precise sim de um chocolatinho ou de um sorvetinho! Não vou exagerar! Juro! Mas também não vou ficar neurótica. Sábia decisão. Mas sinceramente, quando vejo minhas fotos recentes, ainda me dá um frio no estômago, uma tristeza e um imenso medo de não voltar a usar minhas roupas de antes de ser mãe.
Por falar em roupas, esse é outro martírio também! Cada dia é mais difícil caber em uma roupa! Semana retrasada foi festa de aniversário da tia Aninha. Eu queria ficar bonita pra ir lá ver meus amigos. Passei uma hora e meia experimentando as roupas do meu armário! Minha última tentativa de usar um vestido da época anterior foi quando pedi para Fred fechar o zíper dele. Claro que não subia de jeito nenhum. Não pela barriga, que o vestido é soltinho, mas pelos seios. Ele tentou, tentou. Deitei na cama, tampei a respiração. Nada. Não serviu. Coloquei a minha batinha que coloco sempre. Pelo menos ela é bonitinha. Mas confesso que já não agüento mais usá-la!
Ainda bem que a vó Cristina e a vó Dalva são minhas parceiras. Tenho ganhado ótimas roupas delas. Vó Cristina, que já teve fábrica de roupas de gestante, costura algumas pra mim e manda pelo correio. Vó Dalva conhece uma lojinha lá em Vitória e compra vestidos lindos e modernos pra mim. Então também não posso reclamar! Sem falar nas minhas amigas, que no meu aniversário, me deram uma coleção de batinhas ótimas, que estou sempre usando! Mas a verdade é que meu guarda-roupas reduziu para um décimo do que era antes. Engraçado, porque ele diminuiu em função da minha barriga, mas também porque agora a Laura precisa de armários para as coisinhas dela! Por isso, as opções de roupas minguaram e o armário emagreceu! Enfim! Espero que depois da amamentação minhas roupas caibam em mim. Caso contrário, terei que me contentar em ser uma mamãe gordinha! Ai ai! Que meda!

3 comentários:

m a r i disse...

adorei lu, que idéia boa!
o mais legal vai ser mostrar isso tudo aqui para a laurita!
eu adorei o apelido da laura. vou falar dela assim sempre.
quero te fazer uma visitinha antes do dia 13, será que dá?!
beijoes!

Unknown disse...

Luciana, bem vinda a este estranho e delicioso mundo das mães... ninguém fala, mas a gente engorda, fica fora de forma, descabelada, não tem tempo para a ginástica nem fazer unhas... dormir? nunca mais. Sair à noite sem hora pra voltar? vai demoraaaaar! E sair de casa sem inúmeras sacolas de brinquedos, roupas, fraldas e afins??
Mas vale muito à pena viu? Muito muito muito. Cada vez que vc olhar pra carinha da Laura, cada vez que ganhar um sorrisinho, a primeira vez que ela te chamar de mãe... vc vai chorar até em festinha boba de escola, quando ela dançar e cantar...rsrs!
Já comprei um livro pra te levar semana que vem, ok?
Beijos!!

Anônimo disse...

Que nada Lu. Você está ótima mesmo. Para mim, até emagreceu. Só a barriga cresceu.

Acho que você está ótima na dieta tanto para o seu bem estar quanto para o da Laurita.

Aproveite esta fase para curtir a barriga e tirar lindas fotos ! Afinal, não é sempre que a gente pode exibir este barrigão lindo!!

Beijos da amiga

Mi